sexta-feira, 8 de abril de 2011

"A família é um modelo" - Por Martha Faria.

A mãe é uma sustentação, geralmente mais comunicativa e compreensiva. Olha por todos e tudo ao redor, tem algo como uma antena parabólica sobre sua cabeça. Chora quando o bebê nasce, quando ele fala, quando dá o primeiro passo, quando o marido é promovido, quando ganha flores, quando os filhos se formam na escola, quando ganha um beijo especial e um abraço apertado do seu filho.

Os filhos são a energia, a vitalidade, a vida flui neles a cada momento, inventam, criam, sentem novas coisas a toda hora. Novas experiências, descobertas e uma esperança grandiosa fazem parte de suas vidas. São como uma obra de arte em pleno andamento, o artista poderá dar a ela o fim que desejar e eles sentem que podem ser tudo o que desejarem. Claro que o artista é o Deus Criador que gerencia a vida e encaminha a nova geração para novas conquistas. Os filhos entendem o que agora, querem já, e ontem pra eles é um passado remoto. A percepção de tudo é menos profunda, mais superficial. Isso lhes dá tanta fora e coragem de enfrentar o novo e os desafios. Agradeça a Deus quando o seu filho lhe diz que será um grande médico, um excelente cientista, um supermúsico, um ser brilhante que irá transformar o mundo. Eles estão sendo fiéis à forte sensação do seu interior, pois interiormente sentem as dinamites se implodindo, como se fossem ser lançados como foguetes. A falta de compreensão e discernimento muitas vezes deriva desse momento de suas vidas. A praticidade é uma lei pra eles, fale e faça, prometa e cumpra, nem me chame pra ir, "fui"!

E o papi, papá, papito, dad, é o grande herói da casa. Leia no livro de Provérbios o cap. 31 e veja a postura do esposo e da chamada "mulher virtuosa". É honra e mérito por todos os lados! O homem em casa é como o presidente de uma empresa, pode até não estar em atividade, não é o executivo, mas pelo fato de estar em casa, ou de ter chegado, parece que tudo está no controle. É segurança, é proteção, é confiança, é quando pai está em casa que a esposa e filhos dormem, e até desmaiam de sono.

Eu falo no modelo da família com base no que Deus descreve na Bíblia, nas funções e ofícios de cada um. Certa vez depois de viajar por 15 dias, estávamos muito saudosos dos nossos filhos, iríamos encontrá-los no aeroporto. Temos quatro filhos e eu pensava que nesse encontro do aeroporto pelo menos dois filhos me abraçariam, já que seria melhor me abraçarem do que ficarem na fila de abraçar o pai. Quando chegamos ao saguão do aeroporto eu vi que havia me enganado muito. Os quatro filhos pularam no colo do pai e lutaram por um lugar, e eu fiquei empurrando o carrinho. Naquele momento não entendi o que estava acontecendo. Mais tarde num momento de conversa com Deus, entendi a resposta e me tranquilizei. Deus havia me explicado que se buscassem a mãe eu deveria ficar preocupada, os filhos têm (quase sempre) a certeza de que a mãe estará ali disponível a toda hora, tanto que na primeira infância a criança se vê como uma extensão de sua mãe. A mãe para eles era algo normal, como se estivessem comigo a todo momento. Mas o pais foi feito para receber honra, ele é a figura da força, do modelo, ele é a segurança. E Deus a partir desse momento me mostrou que quanto mais eu facilitasse o relacionamento dos meus filhos com o pai, mais eu os ajudaria a ser tornarem seguros e fortes. Por que a família é um modelo para o mundo? Porque ela é um modelo do que Deus quer que as pessoas vivam. Porque é uma solução celestial para a terra, e se aplicada na terra trará harmonia, ordem, bênçãos, prosperidade e uma geração de pessoas com identidade sólidas e fortes para vencerem os desafios desse mundo.

A mulher, como se sabe por inúmeros estudos bíblicos, é a simbologia da Igreja de Cristo, a organização fundada por Cristo para agregar pessoas, ensiná-las, cuidar delas, acompanhar seu desenvolvimento e levá-las a Ele. Os filhos são as pessoas que integram essa Igreja, cada um de nós. E o pai é o PAI. O que leva a honra e o mérito, não importa o quanto a Igreja trabalhe. Pois a Igreja existe para Ele. É o Pai e Jesus Cristo que ganham a glória e o mérito, e que têm a admiração dos filhos. E a Igreja de Cristo é sua companheira, que serve em cuidar dos seus filhos para que o relacionamento deles com Cristo e com Deus Pai seja cada vez melhor.

Faça com que sua família siga o modelo dos céus. Amem-se uns aos outros, respeitem-se nas suas funções e unções. Protejam-se uns aos outros. E que todos estejam cada vez fortalecidos no seu relacionamento com o Pai, recebendo os cuidados e ensinos da Igreja. Que Deus abençõe sua família. SUA FAMÍLIA é um MODELO DE DEUS para essa geração!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário