terça-feira, 18 de outubro de 2011

CONCEPÇÕES DE ÉTICA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE

A ética é uma arte difícil que implica em uma aprendizagem difícil. Mas o autoexame junto com a prática das virtudes conduz a ética para si e para os outros. Nesse contexto, como a educação pode vivenciar os princípios fundamentais da ética.

Dentro desse contexto atual onde está imersa a nossa educação, vivenciar os princípios fundamentais da ética é uma tarefa árdua, pois vivemos num mundo complexo, capitalista e individualista onde prevalece o cada um por si.
Mas, mesmo assim o educador tem a responsabilidade de transformar a realidade em que vive, e sendo assim é sua tarefa contribuir para a vivencia dos princípios éticos no âmbito escolar, mesmo entendendo que estamos diante da incerteza e da complexidade. Dessa forma, o trabalho pautado nos princípios éticos favorece ao educando uma compreensão cidadã, desafiando-o a parar pra pensar e repensar o caminho que está seguindo, tronando-se mais humano e solidário, sendo capaz de vencer os desafios dessa realidade complexa que a sociedade pós- moderna coloca diante dele.
Entretanto é papel do professor do século XXI fazer valer no interior da escola os princípios da ética e da moral, ultrapassando seus limites e esbarrando em suas contradições, assumindo suas responsabilidades individuais e coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário