segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PORTFÓLIO/EPROINFO

Estamos numa formação continuada em Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as TICs, por isso trazemos algumas atividades desenvolvidas no decorrer do curso.


PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO
CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
PROINFO INTEGRADO
ATIVIDADE 2.1
Cursistas:Ester e Gildemberg



Qual é a impressão que a navegação no Portal do Professor deixou em cada grupo?
Que diferenças de percepção resultaram? Alguém se perdeu na navegação?souberam voltar para as páginas iniciais ? Navegar à deriva trouxe-lhes algum ganho? Quais foram?
Nossa impressão é que o Portal do Professor nos traz bastante informações, que são de grande valia para o ensino-aprendizagem. Além de nos mostrar atividades compartilhadas, blogs de outros grupos de estudo e muito mais. Percebemos que cada um tem sua visão de mundo e que portanto resulta em percepções diferenciadas. Nos sentimos perdidos, pelo motivo de ninguém saber de fato o que queria fazer, e assim fomos navegando,navegando sem rumo e sem direção.
Navegar livremente nos mostra que a liberdade pode trazer bons conhecimentos,como também prejudiciais, bons quando descobrimos coisas novas, enriquecimento para nosso fazer pedagógico,prejudiciais são os sites cheios de vírus que acarreta danos no computador. Portanto navegar à deriva trouxe-nos a compreensão de ganho e perda ao mesmo tempo.

Cursistas:Ester e Gildemberg


ATIVIDADE 2.2


Estamos vivenciando momentos de grande significado para nossa prática pedagógica,a cada dia somos levados a aprender a aprender,reforçando o pensamento de que somos seres aprendizes a vida inteira. Quando clicamos nos links vemos inúmeros resultados sobre o conceito de hipertexto, o que muito facilita a nossa compreensão. Nós sempre conseguimos encontrar os caminhos que queremos percorrer, como também sempre descobrimos algo inesperado.
Com certeza aprendemos um pouco acerca do tema central, percorremos diversos caminhos como conceito de hipertexto no Wikipédia, InfoEscola,vídeos no youtube e muito mais. Aprendemos que hipertexto é um texto que que permite ao leitor ir de um bloco de informações a outro(s), situado(s) dentro do próprio texto ou fora dele. No caso do texto escrito, podem ser considerados como hipertexto as notas de rodapé, indicações de remissões, índices, sumários,bibliografias, citações que permitem a movimentação do leitor. A situação muda bastante quando se trata de hipertexto eletrônico ou digital.
O hipertexto como o próprio nome diz é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além dele. Dentro do hipertexto eletrônico, existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões como novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e pareçam mais com uma rede. Na internet, cada homepage é um hipertexto, clicando em certas palavras vamos para novos trechos, novas páginas, e vamos construindo nós mesmos uma espécie de texto.

CURSISTA: ESTER NETA DE ARAÚJO PAIVA
Atividade 1.6
A WEBQUEST
Sendo a webquest “uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.” Nós professores e alunos devemos nos tornar seus aliados, para podermos desenvolver nossos trabalhos e pesquisas com eficiência e qualidade. A webquest é simples e ao mesmo tempo rica, de informações relevantes que contribui substancialmente com o processo ensino – aprendizagem.
Entendemos também que navegar na internet pode ser um processo valioso, gerando informações,conhecimentos e novas aprendizagens, como também pode ser um desperdício de tempo, e para que isso não ocorra é necessário direcionarmos nossas pesquisas e orientarmos nossos alunos com endereços eletrônicos seguros e confiantes. É assim que a webquest nos orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário