segunda-feira, 10 de outubro de 2011

"Demais" ou "de mais"?

Ninguém deixa de entender a mensagem quando a palavra e a locução se confundem, mas é bom notar a diferença entre elas




Analista da revista Rolling Stone repercutiu declarações do general McChrystal (foto): uso matreiro da expressão "off demais"
O articulista escreveu sobre o recurso às vezes excessivo usado por repórteres para ocultar suas fontes. Tanto as ocultam e protegem que às vezes ficam sem dar a notícia. Foi o caso com o general Stanley McChrystal, comandante das forças armadas dos EUA no Afeganistão e a revista Rolling Stone.
O repórter da revista, Michael Hastings, estava lá de passagem e não tinha compromissos com o general McChrystal, que costumava ser um tanto expansivo em suas críticas aos políticos. Os repórteres setoristas, no entanto, estavam acostumados com as inconfidências do general, ditas em "off", e não as divulgavam, mas Hastings, infiltrado entre eles, as publicou. Como resultado, McChrystal perdeu o posto. "Off demais", resumiu o analista em relação à acomodação dos outros repórteres, que selecionavam o assunto para não "prejudicar" ou "secar" a fonte.
O "off" usado pelo analista é forma reduzida da expressão inglesa "off-the-records", adjetivo de dois gêneros e de dois números usado em jornalismo; significa informação confidencial, para não ser publicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário